Presta serviços de Psicologia e Psicoterapia – a adultos, crianças e adolescentes -, fundamentados nos mais recentes avanços terapêuticos, nomeadamente nas Psicoterapias de Terceira Geração, como a Psicoterapia Cognitiva-Comportamental integrada com Mindfulness e outras.
.
Estas psicoterapias mais actuais apresentam resultados mais rápidos e duradouros, e uma melhor relação custos-eficácia, sendo necessário um menor número de consultas para obter melhorias significativas ao nível da sua saúde psicológica e do seu bem-estar emocional.
.
A Dra. Fernanda Ferreira Simão é conhecida pela sua inteira dedicação a ajudar as pessoas que procuram a sua ajuda… Se quer transformar positivamente a sua vida, não hesite em entrar em contacto…
Este é feito a partir de um contrato com os pais e responsáveis.
Em toda a psicoterapia infantil ou com adolescentes é usado materiais e técnicas como brinquedos, jogos, colagens, músicas, fotografias entre outros, dessa forma esse indivíduo vai se expressando e dando espaço para que a terapeuta tenha condições de trabalhar os traumas apresentados.
Com as crianças não temos como contar somente com a expressão da fala como com os adultos, por isso a importância da formação de vínculo entre a criança e o terapeuta, facilitando o brincar infantil.
Transcorridos alguns atendimentos, os pais serão chamados para uma orientação ou devolutiva frente ao que o terapeuta analisou no comportamento infantil. Para um bom resultado, a psicóloga irá contar com a transparência e verdade dos pais, pois se torna um trabalho em conjunto, onde o terapeuta realiza sua parte em consultório, porém o ambiente familiar deve se colocar como um lugar de acolhimento daquilo que tem sido trabalhado durante as sessões.
A partir do momento em que você decide entrar em processo de psicoterapia, você encontrará um espaço de segurança, conforto, livre expressão, onde a terapeuta saberá te acolher, te ouvir em uma escuta atenta e treinada dentro de uma ética profissional que respeita o sigilo, sem críticas e julgamentos.
O tempo da sessão é totalmente dedicado a você, suas queixas e questões. A psicóloga irá caminhar com você de forma a te orientar para que compreenda melhor seus anseios e dificuldades, ampliando assim seu autoconhecimento e descobrindo suas potencialidades, promovendo sua autonomia emocional e oferecendo a você a capacidade de se ajustar de forma saudável aos desafios da vida.
Nessa modalidade de atendimento, a psicóloga irá dar voz e ouvir as partes sem julgamentos. Nos cabe compreender como ambos estão contribuindo para a questão, trabalhando assim em conjunto as queixas do casal, buscando ressaltar as potencialidades desse par no relacionamento.
Procuro-me relacionar de um lugar de muita honestidade com cada pessoa que me procura, por isso é necessário que o casal tenha um compromisso com a verdade e o devido respeito entre si.
A psicóloga será somente a facilitadora na mediação do conflito, possibilitando que o casal enxergue a situação por diferentes óticas e pondere a tomada de decisão e possíveis consequências, avaliando os detalhes e as formas de lidar.
Essa modalidade tem sido nossa principal forma de trabalhar durante esse período de pandemia. O atendimento on-line é regulamentado pelo Conselho Federal de Psicologia desde 2000 e vem passando por atualizações.
Para realizar esse tipo de atendimento, o profissional precisa estar devidamente cadastrado no Conselho Federal de Psicologia.
O atendimento é mediado pela tecnologia eletrônica/digital, traz como vantagens a facilidade de acesso ao serviço, independente da distância física. Oferece conforto, praticidade e aproveitamento do tempo disponivel, e em tempos de pandemia, é a maneira mais viável de cuidar do emocional e da saúde física,
pois possibilita o atendimento respeitando o isolamento social, proporcionando proteção e segurança.
É importante ressaltar que cuidamos de preservar o sigilo e respeito ao paciente, utilizando formas seguras de realizar o atendimento on-line tais como:
* Utilização de um ambiente virtual criptografado. (Assim somente as duas pontas da comunicação terão acesso a conversa
(Psicólogo e paciente)
*Evitar a utilização de computadores públicos e compartilhados. Obter somente um perfil de usuário.
*Evitar acesso a link não seguros.
*Instalação de anti-vírus e senhas.
*Deletar dados coletados na consulta.
*Orientar ao paciente para também tomar algumas precauções.
*Tanto o paciente quanto terapeuta devem criar um ambiente harmonioso, com o mínimo de interferências e que preservem o sigilo do atendimento.